sábado, 7 de julho de 2012

Como é a DA?



A DA é uma doença que progride com o passar do tempo, apresentando três fases: leve, moderada e grave. Para cada pessoa a doença vai se apresentar de uma forma.
A fase leve tem duração de 2 a 4 anos, podendo ser mais longa. O sujeito que esta nesta fase da DA é sociável, mas seus esquecimentos já começam a surgir interferindo na sua vida social. Tais esquecimentos afetam os fatos mais recentes da vida do paciente. O diagnóstico nesta fase é mais difícil de ocorrer, principalmente em indivíduos com maior nível intelectual, pois suas perdas se percebem menos. Como ainda há certa preservação das capacidades pessoas, o ideal é deixar que o próprio paciente tome decisões relacionadas a ele e sua doença. Contudo, não são todos os casos em que isso é possível.
A fase moderada dura de 3 a 5 anos, é o momento onde as dificuldades de reconhecimento de outras pessoas, de compreensão do que é dito, de nomeação de objetos e execução de tarefas motoras, iniciam-se progressivamente. Todos estes aspectos fluenciam na rotina diária do indivíduo. Desorientação quanto ao tempo e espaço, queixas de roubo e de perseguição são freqüentes. Grande parte dos diagnósticos de DA ocorrem neste estágio. Sendo também este o momento onde a segurança do paciente deve ter mais atenção do que na fase leve, necessitando de um cuidador.
 Já a fase grave dura de 1 a 3 anos ou mais. Neste estágio o paciente necessita da atenção do cuidador 24 horas, visto que o acometido pela DA não consegue mais realizar as tarefas como higiene pessoal e alimentação. A perda da memória já é bem avençada, se encontrando quase sempre confuso, dificultando a comunicação. Exige-se muita atenção dos cuidadores nesta fase.

2 comentários:

  1. meus parabéns pela iniciativa Denise! Com o aumento da expectativa de vida no Brasil acredito que todas as pessoas e principalmente aquelas que já tenham idosos na família deveriam se informar a respeito dessa doença tão incapacitante a fim fim de que seus familiares possa ter uma melhor qualidade de vida na idade mais avançada. Que você seja sempre iluminada no seu trabalho com os idosos e com esse blog maravilhoso.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Denise. Tenho uma tia idosa em casa, e percebo q a doença de Alzheimer ja esta no nível avançado. Suas informações estao me ajudando muito. Deus lhe abençoe

    ResponderExcluir