quinta-feira, 8 de abril de 2010

" Não apenas uma história, uma realidade"

Na cidade de Juiz de Fora em 16 de janeiro de 2002, foi diagnosticado na senhora Silva a doença de alzheimer. A senhora Silva tinha 5 filhos, como sempre só uma filha tomou a responsbilidade de olha-la. Com o passar do tempo, sua filha cuidadora anulou sua vida e a do marido para se dedicar a sua mãe. A senhora Silva se mudou de sua residência para a residência de sua filha cuidadora. Um belo dia um dos filhos da senhora Silva foi visita-la na residencia de sua irmã, a senhora Silva então perguntou-lhe sobre a sua antiga casa. Seu filho respondeu que iria vender o imóvel. Sua irmã ouvindo a conversa dise-lhe que não podia fazer isso por ser responsavel legalmente por sua mãe. Seu irmão então levantou-se do sofá e lhe deu um tapa no rosto dizendo que queria vender a casa da senhora Silva porque queria sua parte na herança. Naquele dia em diante, o filho da senhora Silva foi proibido de entrar na residência. Não demorou muito, cerca de 1 ano a senhora Silva esqueceu que tinha filhos. Para a satisfação de sua cuidadora, a sua residência continuaria lá até o dia de sua partida. Com o passar dos anos a doença avançava e sua filha e seu gênro se doavam mais. Sua filha mais velha sempre ia visita-la e ajudava de vez em quando financeiramente. Do diagnóstico da doença até a data de hoje se passaram 8 anos e neste período a senhora Silva teve 2 internações sem muitas complicações. Em uma delas para colocar uma sonda gástrica pois ela não se alimentava mais pela boca. Nessas internações seu outro filho, caçula dos homens, não foi visitá-la se quer um dia. No ano de 2010 a senhora Silva faleceu em casa na compania de sua cuidadora. Seu filho mais novo chegou no cemitério faltando pouco para o enterro e com uma semana da partida da senhora Silva o mesmo ja estava anunciando a venda do imóvel, motivado por sua parte na herança.

5 comentários:

  1. Cara filha da senhora Silva,
    Gostei muito da iniciativa sua de fazer um blog e contar a história de sua mãe e das situações familiares que gerou a doença de Alzheimer em toda a sua família. Parabéns.
    Dou uma dica, para que todos nós internautas possamos entender melhor a história de sua mãe e como você cuidou dela, contando por partes, por postagens, como foi os primeiros sintomas, a descoberta do diagnóstico, as primeiras situações de desavenças com a sua família, os primeiros desafiso de aprender a cuidar de sua mãe, as fases da doença que ela passou, a ajuda de seu marido... Tem tanta história para contar e enriquecer o seu blog A FILHA DO ALZHEIMER.
    Achei fantástico o título!
    Gostaria, inclusive, de pedir permissão para reproduzir seus escritos em nosso portal CUIDAR DE IDOSOS. Aceita? Ficará numa seção chamada CUIDADOR REPÓRTER, que trará textos escritos por cuidadores de todo o Brasil.
    Escreva-me: marcioborges@cuidardeidosos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde.
    Acabo de ler seu blog.Bem sei o que passou com a
    senhora Silva, pois doenças degenerativas requer
    por parte do cuidador, atenção redobrada em tudo
    Sei que a sra. Silva partiu com toda a atenção que um ser humano precisa.
    Fortalece-nos ler seu texto de dedicação sua e do
    seu marido (coisa que é dificil, marido ajudar
    doente da esposa)
    Parabens aos dois.

    Quanto a atitude dos familiares, é sabido que muitas vezes recai toda a responsabilidade sobre um só,como foi seu caso, e os demais se omitem,
    ou seja não são solidarios, são sim egoistas e
    muitas vezes oportunistas, esperando o desfecho
    final para tomar posse do bem ou dos bens que lhe
    é devida com avidez como se fosse uma raposa
    caçando sua presa.
    Que seu depoimento sirva de alerta para todos
    que tenham na familia parente com alguma doença cronica para se ajudarem mutuamente para o bem
    de todos e do proprio paciente.

    ResponderExcluir
  3. Kel, agradeço suas palavras de incentivo ao meu blog. Peço-lhe que se possível divulgue, pois é sempre muito importante trocar essas informações valiosas. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Denise,

    Você seu esposo, são pessoas iluminadas! Que Jesus abençoe,e, lhes dê muita saúde. Fazer o bem é muito bom, não só para quem recebe, mas principalmente para quem dispõe, à ajudar o próximo.

    Rosilene.

    ResponderExcluir
  5. Agora eu entendi por quê você me disse para ler o começo. Muitas vezes nossas experiências pessoais são mesmo a nossa porta de entrada para uma missão. Muitas bênçãos de Paz e Luz para você neste trabalho tão lindo que vem realizando.
    Wanda

    ResponderExcluir